Blogia
ejercicioda

Artículo sobre la história del hipertexto

Quando se fala em hipertexto nos tempos atuais, jamais se poderia imaginar que o conceito deste tipo de procedimento já existia na década de 40. Tanto já existia, como foi graças a cientístas como Vannevar Bush e sua concepçao da memoria expandida Memex, em 1945, que hoje milhoes de internautas podem navegar e ter acesso ao conteúdo quase ilimitado de informaçoes na web.

Os experimentos de Vannevar Bush, principalmente após o seu artigo As we may think, publicado no “Atlantic Monthly”, foram responsáveis pela inspiraçao posterior a dois também pioneiros da evoluçao da rede mundial de computadores que sao eles: Douglas Engelbart e Ted Nelson. Em seu artigo, ele tratava de apresentar ao mundo uma discussao sobre o “pensamento e a ciência no mundo moderno”. Vannevar queria alertar sobre alguns campos em que a ciência estaria se descuidando, como a automatizaçao ou a criaçao de mecanismos que pudessem fazer com que houvesse um aumento do “pensamento humano”. A partir deste propósito ele discorreu sobre a sua idéia do “Memex” (Memory Expander).

A maior marca de Bush, o “Memex” consistia em tentar imitar a mente humana. A idéia do cientista era construir uma máquina que imitasse a mente humana, permitindo que o usuário pudesse ter acesso a assuntos relacionados, assim como ele pudesse armazená-los. O Memex é considerado um dos primeiros experimentos na área de hipertextualidade, ou seja, suas características possuiam muita similaridade com o que foi concebido em termos de hipertexto atualmente.

Graças a Vannevar Bush e toda a sua influência, o governo americano mudou a sua maneira de relacionar-se com as instituiçoes científicas nos Estados Unidos. E isto foi fundamental para a fomentaçao do ambiente em que a internet foi criada mais tarde.

Vannevar Bush morreu em 30 de junho de 1974 muitos anos antes da criaçao e popularizaçao da World Wide Web, mas sem dúvidas ele pode ser considerado um dos mais importantes padrinhos da rede.

eCuaderno

0 comentarios